pyLottery

O projeto pyLottery surgiu em 31/12/2010, graças a uma necessidade. Eu tinha vários jogos da Mega Sena (da Virada daquele ano), meus e de outras pessoas que recorreram a mim para gerenciá-los, e precisava de uma forma prática de conferí-los, por que afinal, eu não queria perder muito tempo conferindo um por um. Queria algo mais rápido, e porque não programar um script em python para ajudar nessa tarefa? Programar e se divertir, uma das diretivas de minha vida.

Foi então nesse espírito que surgira a primeira versão do pyLottery, projeto que visa criar ferramentas (scripts) para facilitar a vida dos apostadores das loterias (nacionais apenas, por enquanto). Apenas focado na conferência da mega sena, mas que já facilitava a conferência de jogos.

Alguns meses depois, veio a nova versão com algumas melhorias (bugs corrigidos, usabilidade melhorada), como a conferência também dos jogos da Lotofácil, e a disponibilização do projeto no BitBucket.org. Veio também nesas época a funcionalidade de conferir automaticamente o último concurso realizado, sem a necessidade de se saber o número do concurso (mas ainda permitindo que assim o seja feito).

Em seguida, graças a chegada da nova Mega da Virada (2011), novas melhorias surgiram: agora o script e o formato de arquivos permite que sejam guardados e conferidos jogos de uma forma mais organizada, uma vez que o label de cada jogador no formato de arquivo acompanha o concurso inicial e o concurso final que os referidos jogos estarão valendo (útil principalmente para aqueles que jogam surpresinhas em conjunto com teimosinhas, onde o mesmo bilhete valerá para diversos concursos seguidos). Claro, isso também facilita a vida daqueles que gerenciam bolões (Mas lembre-se: a garantia de pagamento do prêmio só vale com o bilhete de aposta original!!!).

E como a Surpresinha é muito usada por alguns apostadores preguiçosos como eu, adicionei uma novidade no projeto: a adição de um script que sorteia números aleatórios (lucky.py), para ajudar aqueles também só jogam números escolhidos ao acaso pela máquina.

Recentemente (MAI/2013) houve uma grande tarefa de reescrita do código, que agora está modular, com uma classe base e as demais loterias a herdando (o que permitirá usar o pyLottery para loterias de vários tipos e países diferentes até; Um sistema de cache local (utilizando o shelve, nativo do Python) e funcionando como se fosse uma API mesmo, para ser integrada a outros sistemas e seus próprios scripts, por exemplo. Também a lógica de funcionamento foi melhorada, agora utilizando a data e intervalos dos concursos para evitar chamadas desnecessárias ao site da CAIXA.

Para conferir e usar as ferramentas, você pode fazer download ou clonar o projeto em http://bitbucket.org/THLopes/pylottery. Não esqueça de instalar a biblioteca BeautifulSoup, o único requisito do projeto, além do próprio Python. Novidade quentinha: não há dependência da BeautifulSoup mais!

19 ideias sobre “pyLottery

  1. Pingback: pyLottery - página oficial lançada | THLopes.com

  2. Opa, eu tenho uns scripts Python de uso pessoal que conferem jogos da Lotofácil e da Lotomania, mas nunca havia publicado porque queria organizar o código antes ;)

    Vou dar uma olhada no seu projeto. Quero contribuir!

  3. Deu uns erros aqui…

    Traceback (most recent call last):
    File “lotofacil.py”, line 167, in
    main()
    File “lotofacil.py”, line 94, in main
    is_last = not ‘Ver pr’ in soup.text
    TypeError: argument of type ‘NoneType’ is not iterable

  4. Pode ser. Com a versão 3.2.0 funciona certamente.
    Outra coisa que pode gerar esse erro é a sintaxes que está usando para executar o script. Pode colar aqui a forma como está executando ?

  5. Ola.
    No progama megasena.py eu posso mudar para que ele mostre só as 6 dezenas que combinam, deixando de lado a quadra e ternos?
    if (resultado > 3):
    Para
    if (resultado == 6):
    Funcionaria?

    • Sim, vai funcionar!
      Mas veja bem, ternos não dão prêmios, nem são acusados pelo script. A condição (resultado > 3) só vai mostrar quadras ou maiores, não ternos.
      Por curiosidade: Mas pq desprezar os prêmios menores? Tens algum motivo especial para isso?

  6. Ah não desprezo não, o motivo é que eu gero uma lista randomica com 50063860 sequencias e busco a sequencia sorteada é mais para aprender python do que ganhar na megasena.
    Att

  7. Ola, estou tentando usar o Pylottery em linha de comando mas não está funcionando: python megasena.py [NOSSO BOLAO-thomas,1350] [1350][4,23,24,42,43,45]
    ERRO: Arquivo não encontrado!!!
    É preciso mudar algo no script,?
    Desde já agradeço.

    • na linha de comando você tem que especificar [ARQUIVO] como sendo o nome do arquivo onde estão os jogos, não colocar a sintaxe dos jogos na linha de comando. Supondo que você criou o arquivo chamado meubolao.txt, com o seguinte conteúdo:

      [NOSSO BOLAO-thomas,1350]
      4,23,24,42,43,45

      você vai chamá-lo com o seguinte comando:

      python megasena.py meubolao.txt 1350

  8. Pingback: Todo mundo quer jogar | THLopes.com

  9. Pingback: pyLottery: um nova roupagem, estilo, mecânica e muito mais | THLopes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>